Por: Cleiton Rocha (kakko)
ENCONTROS PERIFÉRICOS
O projeto Encontros Periféricos, parceria firmada pela CUFA- Central Única das Favelas de Uberlândia- MG e GOMA CULTURA EM MOVIMENTO visa desenvolver atividades sócio-educativas e culturais na cidade de Uberlândia/MG, a partir de março de 2011, com o intuito de reunir crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos para debater, através da arte e cultura, acerca de alguns fatores de desordem social os quais atinge principalmente pessoas de comunidades em vulnerabilidade social.
Mediante a presente proposta as entidades organizarão e realizarão, cursos, oficinas, cine clube, mesas redondas de bate papo (com o tema sugerido pela comunidade) e planejamento de ações voltadas para o resgate sociocultural, dentre outras atividades. As ações acontecerão todo último sábado de cada mês em variados locais de vulnerabilidade social.
O foco das atividades é no fomento a arte e a cultura e efetivação de ações reais, com a perspectiva de enfrentamento ao caos de inércia e ineficácia das ações que se encontram nas comunidades, propiciando a ascensão cultural humana nas mesmas.
Buscamos com tais propostas oportunizar jovens, adolescentes, adultos e idosos das comunidades e efetivar meios para que sejam protagonistas de suas histórias, através da arte e da cultura. Dessa forma, construirmos um diálogo em que as pessoas possam compreender a importância de trabalhar em prol de um ideal comum a todos e valorizar e resgatar suas identidades culturais.
Por tanto, este projeto objetiva uma organização solidária a qual prima por promover um desenvolvimento socioeconômico, profissional, cultural, artístico e intelectual dos seus beneficiários, através de debates com intervenções artísticas e culturais, sempre agregando valores de consciência cidadã. Contudo, objetiva-se por meio das ações propostas permitir aos beneficiários refletirem a sua realidade e apresentarem seus talentos e habilidades artísticas, culturais, com o intuito de ocupar espaços e tornar estes mais um espaço de lazer, diversão, entretenimento, informação, conscientização, resgate da cidadania, dentre outros, voltado para a transformação social na formação de valores humanos.
Através das diversas formas de manifestação da cultura destas comunidades, mostrando que nos bairros mais afastados do centro não existe só violência, mas valores e atividades voltadas para a transformação social e reflexão acerca do valor sociocultural na (re) construção de espaços adequados e com o mínimo de organização.
Propor ações e atividades com a comunidade em questão, sobre sua real condição, tomando ciência da sua necessidade e respeitando a cultura de cada comunidade para viabilizar possíveis transformações nestas localidades.
Os Encontros Periféricos primam pela realização de debates e mesas de bate papo, oficinas, workshoppings e cursos voltados para breck, popping, rap, capoeira, discotecagem, artes cênicas, b. boys, desenho e grafitagem, axé, samba rock entre outras formas de expressão artística cultural que são aprimoradas e planejadas a partir dos debates.
E no fim desta ação, realizaremos uma grande intervenção com as temáticas acima citadas e desde já convidando a todas as lideranças comunitárias, políticas, na área de segurança pública e os meios de comunicação para participar de nossa mesa de bate papo, para juntos realizarmos um plano de ação para a melhoria de vida das crianças, jovens e adolescentes desta comunidade.
Cleiton Rocha dos Santos -Coordenador Geral da CUFA
Talles Lopes - Coordenador do GOMA Cultura em Movimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário